22 de Abril / Reflexão do Dia
Que os meus olhos vão ficando cada vez mais abertos à medida que frequento as reuniões do Programa de Jogadores Anónimos. Os problemas das outras pessoas fazem com que os meus pareçam pequenos, mas mesmo assim elas estão a enfrentar esses problemas com coragem e com confiança. Há pessoas que estão enredadas em situações tão más como as minhas, mas elas sabem resistir aos seus problemas com uma firmeza maior que a minha. Frequentando as reuniões, descubro muitos motivos para estar agradecido. O meu fardo começou a ficar mais leve (…)
1 de Dezembro/ Reflexão do Dia
Aristóteles escreveu que “Somos o que fazemos repetidamente; assim, a excelência não é uma ação, mas um hábito”. Repetindo as minhas ações de jogo, tornei-me progressivamente mais propenso a fazê-las vezes sem conta. Assistindo às reuniões assiduamente, falando com o meu Poder Superior, partilhando os meus sentimentos e mantendo-me em contacto com os membros de Jogadores Anónimos entre as reuniões, tornei-me parte do que estou a fazer: parte da Irmandade de JA (…)
30 de Novembro/ Reflexão do Dia
Se somos pessoas negativas e não estamos prontos para dar uma volta na nossa vida, aqui estão algumas regras que nos podem ajudar a ficar infelizes o tempo todo que quisermos. Primeiro, não frequentar reuniões de Jogadores Anónimos. Se, de alguma forma, aparecer numa reunião, manter a boca (e a mente) fechada e as mãos nos bolsos. Não tentar resolver nenhum dos meus problemas, nunca me rir de mim mesmo, e não confiar nos outros no Programa (…)
29 de Novembro/ Reflexão do Dia
Ao contrário do que alguns pensam, o ditado “Deixe as coisas acontecerem, deixe-as à mercê de Deus” não é um sinal de apatia, de uma atitude de derrota, ou de falta de vontade de assumir a responsabilidade. Aqueles que viram as costas aos seus problemas não estão a “deixar as coisas acontecerem, nem estão à mercê de Deus”. De facto, estão a ignorar o seu compromisso de agir guiados pela inspiração e orientação de Deus (…)
28 de Novembro/ Reflexão do Dia
A nossa fé no poder de Deus – agindo em nós e nas nossas vidas – não nos liberta das nossas responsabilidades. Em vez disso, fortalece os nossos esforços, torna-nos confiantes e seguros, e permite-nos agir com convicção e sabedoria. Já não temos medo de tomar decisões; não temos medo de dar os passos necessários para agir corretamente em determinadas situações (…)
27 de Novembro/ reflexão do Dia
O Programa de Jogadores Anónimos ensina-me a transformar os sonhos irrealizáveis do passado numa realidade tranquila e num propósito verdadeiro, aliado a uma crescente consciência de um Poder Superior nas nossas vidas. Aprendemos que é bom manter a cabeça nas nuvens com Ele, mas os nossos pés devem ser plantados aqui na Terra. É aqui que estão as outras pessoas; aqui é o lugar para fazer o nosso trabalho (…)
26 de Novembro/ Reflexão do Dia
Nos nossos primeiros dias de Jogadores Anónimos, livrámo-nos das armadilhas e dos ambientes do jogo. Tínhamos de nos livrar deles porque sabíamos que nos iam matar. Livramo-nos das situações, mas não nos podemos livrar do nosso vício até continuarmos as mudanças nas nossas atitudes. Por isso, também tivemos de lançar borda fora a nossa autopiedade, a nossa autojustificação, as nossas certezas, o nosso falso orgulho e a nossa obstinação (…)
25 de Novembro/ Reflexão do Dia
Epictetus escreveu que “se alguma coisa lhe parecer pequena, vai querer muito mais”. Como as crianças, quando colocam as mãos dentro de um frasco estreito, esforçando-se para retirar as gomas: se enchem a mão, não podem retirá-la e então começam a chorar. Quando deixam cair alguns doces, conseguem apanhar os restantes. Connosco também, devemos deixar que os desejos diminuam; não devemos cobiçar demais.” Não devo esperar demais de alguém, principalmente de mim mesmo (…)
24 de Novembro/ Reflexão do Dia
Embora tenha vindo a Jogadores Anónimos para lidar com um problema específico, logo tomei consciência de que encontraria não só a libertação da adição, mas também a liberdade de viver num mundo real sem medos ou frustrações. Aprendemos que as soluções estão dentro de nós. Com a ajuda do meu Poder Superior, posso enriquecer a minha vida com conforto, alegria e serenidade completa (…)
23 de Novembro/ Reflexão do dia
Antes de chegar a Jogadores Anónimos atuei como um ator, insistindo em escrever todo o guião, produzindo, dirigindo e, em suma, comandando todo o espetáculo. Tinha de fazer as coisas à minha maneira, sempre a tentar arrumar e reorganizar as luzes, as falas, os cenários e, acima de tudo, o desempenho dos outros atores. Para que o espetáculo fosse fantástico, tudo o que tinha de fazer era que os meus arranjos ficassem como eu queria e as pessoas se comportassem da maneira que eu queria (…)